Paróquia realiza Encontro Forâneo de Coroinhas

No dia 08 de setembro, sábado, aconteceu na Igreja Matriz Santa Inês, o Encontro Forâneo de Coroinhas. O evento que teve como tema “O coroinha, leigo a serviço do Altar, sendo Sal e Luz do mundo”, reuniu cerca de 300 participantes da pastoral de cinco paróquias e seus coordenadores.

Para Rosane Maria Pretto, Coordenadora Forânea dos Coroinhas, Coordenadora dos Coroinhas da Paróquia Santa Inês e Catequista, o momento foi de muito estimulo, onde se refletiu a importância do Coroinha na Igreja, em especial neste ano do Laicato. A força viva que ele é na comunidade e que unidos nas ações realizadas fazem o movimento do Cristo vivo.

Para a paróquia foi um desafio, esta foi a primeira vez que recebeu a Pastoral Forânea dos Coroinhas. Porém, foi uma grande e gratificante experiência, que só acontece quando há abertura, doação e oportunidade. Algo que é muito trabalhado pelos Freis, em especial pelo Pároco Frei Ladi Antoniazzi.

“O Frei Ladi acolhe e incentiva as crianças de nossa Igreja. Ele oportuniza que elas atuem e se sintam importantes no serviço, se sintam forças vivas na comunidade.” Afirma Rosana

O encontro que teve a participação da Irmã Clea, Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral dos Coroinhas e do Pároco da Paróquia Santa Inês, Frei Ladi na condução, foi dividido em diferentes momentos, com música, dinâmica, brincadeira, confraternização e Santa Missa. As paróquias foram representadas por cores: Verde – Paróquia São Sebastião, Vermelha – Paróquia Bom Jesus, Branca – Paróquia Divino Espirito Santo, Amarelo -Santa Inês e Azul – Paroquia Nossa Senhora Aparecida. E em determinados momentos os coroinhas foram separados em dois grupos, até nove anos e mais de nove, para facilitar o conhecimento e o conviveu entre eles. O espaço da Igreja Santa Inês foi propício para a realização das atividades.

A programação encerrou com a Santa Missa, onde os coroinhas adentraram a Igreja, cada grupo por uma porta, como que dando um abraço na comunidade presente. Com pompos acenavam como que em forma de demonstração da alegria que sentem em servir.

A Paróquia Santa Inês e a Coordenação Forânea do evento só tem a agradecer a cada um que colaborou para que este evento acontecesse e fosse tão gratificante.

Colaboração de conteúdo: Rosane Maria Pretto.