Paróquia celebra a Festa de Santa Inês

Fotos: Luiz Turati

A Paróquia Santa Inês celebrou na última segunda-feira, dia 21, a festa de sua padroeira. Cerca de 2000 pessoas participaram das celebrações em honra à Santa, que teve sua devoção trazida para a região através dos pescadores da vila de Camboriú. A liturgia buscou ressaltar a importância da vida cristã, que no Evangelho foi comparada à um tesouro.

Durante a celebração, Frei Ladi lembrou várias vezes de todas as pessoas que se empenham na manutenção da comunidade, presente em Balneário Camboriú desde 1967. Na homilia, o celebrante ressaltou a preciosidade da vida cristã, que foi motivo de encantamento para ela. “Santa Inês, quando encontrou a pérola – isto é, a Vida Cristã – não quis largar de jeito nenhum” – completou. Frei Ladi ainda relembrou a história desta jovem, que em sua adolescência mostrou sua escolha definitiva por Cristo.

Ao final da missa, logo após o rito da comunhão, a comunidade elevou suas preces e louvores à sua padroeira. De mãos estendidas, os fiéis fizeram suas preces em favor da comunidade paroquial, dos pescadores que trouxeram a devoção à Santa para a região, das pastorais e movimentos atuantes na paróquia e da igreja no Brasil e no mundo.

Santa Inês viveu em Roma durante o século III e fez sua descoberta vocacional logo na infância. Foi martirizada em sua adolescência por não aceitar o noivado com o filho do prefeito da cidade. No momento de sua morte, proferiu a frase “Vocês podem manchar sua espada com meu sangue, mas não poderão manchar minha alma com o pecado”.

Por Luiz Turati