Paróquia São Sebastião promove estudo sobre a Campanha da Fraternidade

A Paróquia São Sebastião, em Balneário Camboriú, promove na próxima quinta-feira, 07, um estudo sobre a Campanha da Fraternidade 2019. O encontro é uma ação conjunta entre as 5 comunidades que compõem a Forania de Camboriú e está marcado para as 19h30.

O estudo será ministrado pela Cúria Metropolitana de Florianópolis, que fará uma reflexão a respeito das Políticas Públicas, tema da Campanha da Fraternidade deste ano. O Padre Pedro Carlos Daboit, pároco da Paróquia São Sebastião, explica que o conhecimento do tema é de fundamental importância para que os católicos saibam conviver como cidadãos e promovam uma sociedade melhor.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade nasceu em 1961, no Rio Grande Norte, com a finalidade de arrecadar fundos para as atividades assistenciais das Cáritas Brasileira. No contexto da quaresma de 1962, foi a ocasião em que se deu pela primeira vez a experiência da Campanha da Fraternidade. Em 1964, logo após o Concílio Vaticano II, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), adotou a iniciativa e a elevou a nível nacional, promovendo assim, reflexões sobre a Igreja e a sociedade durante o período da quaresma. Em 1970, a Campanha da Fraternidade ganhou o reconhecimento oficial do Vaticano e em 2000 teve sua primeira edição ecumênica, em parceria com outras igrejas de denominação cristã.

O tema deste ano é “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema é retirado do livro do profeta Isaías: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

Por Luiz Turati

Foto: Franklin Machado