Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa na paróquia

Milhares de fiéis participaram das Missas de Domingo de Ramos celebradas na Paróquia Santa Inês no último final de semana, dias 13 e 14 de abril. Com Ramos nas mãos, os participantes louvaram a Deus e manifestaram sua vontade de viver uma semana voltada aos mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

A preparação para as missas iniciou-se na semana anterior, com a organização dos ramos que são distribuídos aos fiéis antes de cada momento celebrativo. Neste ano, foram cerca de 10 mil ramos dos mais diferentes tipos de plantas que foram limpos, cortados e organizados por uma equipe de aproximadamente 15 voluntários.

As celebrações iniciaram-se com a bênção dos Ramos, que foi acompanhada pela proclamação do Evangelho – que narra a entrada de Jesus em Jerusalém – e pela aspersão dos mesmos. Logo após, foram feitas as leituras do dia, que lembram a agonia e o abandono de Jesus na cruz. Além disso, foi feita ainda a narração da Paixão do Senhor que, na missa das 10h, foi encenada pela catequese.

Na homilia dessa mesma missa, Frei Daniel Dellandrea falou aos presentes da importância do seguimento fiel a Jesus, já que as mesmas pessoas que o saudaram como Rei foram as que gritaram pedindo sua crucificação. Além disso, durante as celebrações, foi feita a Coleta Nacional da Solidariedade, que encaminhará o dinheiro arrecadado nas celebrações à instituições de caridade da Arquidiocese de Florianópolis.

Agora, a paróquia prepara-se para as celebrações do Tríduo Pascal, que darão continuidade à programação da Semana Santa. Confira os horários das celebrações AQUI.

Por Luiz Turati

Fotos: Amanda Macuglia e Claudia Toledo Lorenzeti.