Fiéis vivenciam a última Celebração Penitencial antes da Páscoa

Cerca 1300 fieis participaram da última Celebração Penitencial realizada antes da festa da Páscoa, nessa sexta-feira, dia 19, Paróquia Santa Inês. Celebrado pelo frei Lindolfo Jasper, o momento, conhecido popularmente como Confissão Comunitária, buscou refletir com os fiéis o encontro pessoal, verdadeiro e transformador com Cristo.

Logo no início da celebração foi feita a leitura do Evangelho que narra o encontro de Jesus com Zaqueu, momento que transformou a vida deste homem que era conhecido como ladrão. Em sua reflexão, Frei Lindolfo lembrou a todos que Zaqueu era um homem fraco e medroso, mas que ao encontrar-se com Jesus tornou-se forte o suficiente para reconhecer suas culpas.

O celebrante usou a personalidade do homem que recebeu Jesus em sua casa para ressaltar a importância do encontro de cada um com o Cristo Vivo. A partir do momento em que o ser humano se coloca à disposição de ir até o Senhor, ele é transformado por sua graça que salva.

Logo após esse momento, foi feito o exame de consciência. Os fiéis refletiram juntos suas atitudes perante Deus, a comunidade, a sociedade, o próximo e a si mesmos. Logo após, cada um foi convidado a pensar em seus pecados individualmente e ao final, foi feita a Oração da Misericórdia, acompanhada da absolvição.

Por fim, Frei Lindolfo convidou a comunidade a confraternizar a alegria da misericórdia de Deus através do abraço da paz. A celebração foi encerrada com um canto de louvor.

Por Luiz Turati

Fotos: Luiz Turati