Solene Liturgia da Paixão reúne mais de 1500 fiéis na Igreja Matriz

A Paróquia Santa Inês celebrou na última sexta-feira, dia 19, a Solene Liturgia da Paixão, que recorda a paixão e morte de Jesus. A celebração aconteceu às 15h, horário em que Jesus deu seu último suspiro na cruz, e reuniu mais de 1500 pessoas na Igreja Matriz.

A liturgia iniciou-se em silêncio e foi conduzida pelo Frei Daniel Dellandrea. As leituras e o salmo lembraram a total entrega de Cristo para a salvação da humanidade. Já o Evangelho, que foi narrado, lembrou toda a paixão do Senhor, desde sua prisão no Horto das Oliveiras até o seu sepultamento.

Após esse momento foi feita a Oração Universal, conduzida pelos freis Clauzemir Makximovitz e Konrado Lindmeier. A oração, que é tradicionalmente feita na sexta-feira santa, reza por toda a igreja, o clero, os governantes e também por aqueles que não creem no Cristo. Em seguida, Frei Daniel fez a apresentação da Cruz e os fiéis puderam prestar seu momento de adoração à mesma.

A Solene Liturgia foi encerrada com o ofertório e a comunhão. Como neste dia não há missa, as hóstias distribuídas aos fiéis foram consagradas na noite anterior, durante a Missa da Ceia do Senhor.

Toda a coleta dessa celebração será encaminhada à santuários e conventos em honra ao Senhor Morto.

Por Luiz Turati
Fotos: Luiz Turati e Júlia Turati