Debate encerra os estudos da catequese sobre a oração do Creio

A catequese encerrou na última sexta, dia 5, o estudo sobre a oração do “Creio”, guiado a partir do Catecismo da Igreja Católica. As pesquisas começaram em fevereiro, durante a semana de formação dos catequistas. Na ocasião, os presentes foram divididos em 14 grupos, selecionados a partir das frases presentes na oração.

Seguindo dessa divisão, os grupos estudaram – durante quatro meses – a oração em suas próprias casas, fazendo suas anotações e elencando as perguntas que surgiram durante a caminhada. De acordo com a catequista Carmen Volpato, esse período de oração e reflexão mostrou aos catequistas a riqueza da Igreja Católica e a importância de se aprofundar nos mistérios da fé.

Para o encontro final, os 14 grupos foram compilados em 5 grandes mesas, compostas pelos catequistas que estudaram as frases selecionadas no inicio das pesquisas. Cada mesa apresentou suas conclusões e expôs suas dúvidas, que foram debatidas pelos outros integrantes e mediadas através do Frei Lindolfo Jasper, diretor espiritual da catequese.

Durante a reunião, o mediador explicou os mistérios envoltos na criação do mundo e na salvação dos homens, sinais vitais da fé cristã. De acordo com ele, meditar o Creio é essencial para fortalecer a fé, já que essa oração expressa todo o projeto de salvação de Deus para seus filhos.

O encontro foi encerrado com uma oração, seguida de uma pequena confraternização, que finalizou as atividades desse semestre.

Por Luiz Turati

Fotos: Luiz Turati.