Missa de São Francisco traz mensagem de paz e diálogo

A Paróquia Santa Inês celebrou, na última sexta-feira, dia 04, a Missa Solene em honra a São Francisco de Assis. O momento, que contou com a presença de toda a fraternidade, da Ordem Franciscana Secular (OFS) e da comunidade, buscou ressaltar a importância de viver a espiritualidade franciscana nos tempos atuais, a fim de construir uma sociedade fraterna e pacífica.

Frei Daniel Dellandrea, pároco da comunidade, relembrou, durante o homilia, os 800 anos do encontro do São Francisco com o sultão, momento marcante e decisivo para a consolidação da paz durante as santas cruzadas. De acordo com ele, o diálogo construído por São Francisco recorda o desejo do próprio Jesus, que não procurou falar apenas ao povo de Israel, mas também com os fariseus, saduceus, republicanos e samaritanos.

A missa também marcou a entrada de 13 novos aspirantes à Ordem Franciscana Secular, que é a terceira das ordens que seguem o exemplo de Francisco de Assis. Nathan Pereira, de 20 anos, explica que ficou dividido entre ingressar ou não na ordem, mas que se sente honrado em participar desse grupo de estudos. “Quando me convidaram pra participar pensei muito sobre a complexidade e detalhe nos escritos, fiquei com medo no início mas logo em seguida tomei coragem para me aproximar da vida de um Santo tão admirável e de legado milenar. Agradeço a Deus por esta graça”, completou.

A Ordem Franciscana Secular foi fundada em 1221 por São Francisco de Assis e reúne fiéis leigos que procuram observar o Evangelho a partir dos passos de Francisco de Assis. Na Paróquia, os encontros acontecem mensalmente, no segundo domingo de cada mês.

Por Luiz Turati
Fotos: Thiago Coelho.