Cerca de 100 animais recebem a bênção na Igreja Matriz Santa Inês

Cerca de 100 animaizinhos estiveram presentes no pátio da Igreja Santa Inês na manhã do último sábado, dia 5, para receberem a bênção dos animais, em comemoração do dia de São Francisco de Assis. A celebração relembrou aos fiéis presentes que os bichos são dom e criatura de Deus, que louvam ao Senhor através da sua existência.

O momento foi aberto com uma oração inicial e a leitura do livro do Gênesis, que narra a criação do mundo com todas as criaturas existentes. Após esse momento, foi dada a bênção geral a todos os presentes e, depois disso, os sacerdotes aspergiram cada animal individualmente.

Frei Daniel Dellandrea, co-celebrante da bênção, explica que os animais também são sinais visíveis do amor de Deus. “São Francisco foi aquele que soube compreender o amor de Deus e integrar as criaturas todas nesta mesma visão. Para São Francisco, toda obra criada de Deus faz parte também da vida humana, porque todos nós somos irmãos, frutos do mesmo amor”, completou.

A bênção dos animais foi o último momento celebrativo da Festa de São Francisco de Assis, que contou com triduo, adoração ao Santíssimo e Missa Solene.

Benção dos Animais

“Louvado sejas, Senhor, por todas as tuas criaturas, obras do teu amor. Que a tua benção desça sobre estes animais, a fim de que, em nossa companhia ou a nosso serviço, nos recordem que tu, fazendo bem todas as coisas, tudo fizeste para o louvor de teu nome. Abençoa e protege esses animais e torna-os amigos de todos os homens: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Por: Luiz Turati
Fotos: Luiz Turati e Eduardo Ricardo.