Somos gente da esperança: Quarta-feira de cinzas abre o tempo da Quaresma na Paróquia Santa Inês

A enorme Cruz posicionada no canto direito do presbitério anunciava a quem passava pelas portas da Matriz Santa Inês: é tempo de voltar-se ao Senhor! Ao lado dela, um quadro evidenciava, significativa e singelamente, a imagem da Campanha da Fraternidade de 2020, com Dulce dos Pobres ao centro rodeada de pessoas. O silêncio na igreja era quase absoluto. Todos olhavam ao redor, contemplavam o ambiente sóbrio e eram acariciados pelo fundo musical do teclado.

A comunidade levanta, a equipe litúrgica começa a procissão. Milhares de vozes entoam juntas o refrão que expressa o verdadeiro sentido da Quaresma: “De mãos dadas, a caminho, porque juntos somos mais”. Sim, isso é Quaresma: é reerguer-se e estender a mão para ajudar o próximo em seu processo de conversão. Logo no início da celebração Frei Clauzemir convida a comunidade para um profundo exame de consciência, ressaltando assim, para o que aquele novo tempo os prepara.

“Rasgai o vosso coração e não as vestes”. A primeira leitura resume em si todo o sentido da liturgia daquele dia: Deus quer a misericórdia e não o sacrifício. Jejum, oração e caridade só são válidos se soubermos enxergar Deus no próximo. Ah sim, o próximo. Na homilia, Frei Clauzemir convidou a comunidade a mergulhar no real sentido da Campanha da Fraternidade deste ano. Ver, sentir compaixão e cuidar, não são apenas simples gestos repetidos de uma parábola, mas sim ações que expressam a empatia e a misericórdia.

Ao final da celebração, a comunidade se reuniu ao redor do presbitério para receber as cinzas, feitas com os ramos utilizados na última Semana Santa. Com as palavras “Convertei-vos e crede no Evangelho”, jovens e idosos, negros e brancos, ricos e pobres, curvaram suas cabeças e reconheceram que todos voltarão ao mesmo estado: o pó. Com essa simbologia, a Paróquia Santa Inês abriu oficialmente o tempo da Quaresma. Assim, unidos em um só corpo, os fiéis começaram a trilhar este novo caminho, cantando um novo hino de unidade, amor e paz!

Por PASCOM Santa Inês