Missas com a presença de fiéis serão retomadas com medidas de prevenção

Estimados fiéis da Paróquia Santa Inês, paz e bem!

A partir de sábado, dia 09 de maio 2020, as celebrações eucarísticas em nossa Paróquia serão reiniciadas, com a presença dos fiéis, de acordo com a Portaria da Secretaria de Estado da Saúde Nº 254, de 20 de abril de 2020 e as Orientações da Arquidiocese de Florianópolis. Seguem algumas informações importantes como medidas de prevenção à pandemia do Covid-19:

a)      Todos os fiéis estão dispensados da obrigação de participar das Missas dominicais e dos demais dias de preceito, de acordo com o previsto no Cân. 1247 do Código de Direito Canônico.

b)      Recomenda-se, vivamente, nesse tempo de pandemia, a oração pessoal e em família.

c)       As missas acontecerão, a princípio, nos horários de costume de nossa comunidade.

d)      Em cada horário de missa será permitida a participação de 150 pessoas. Para isso, será necessário fazer a inscrição na Secretaria Paroquial, pelo telefone ou whattsapp (47) 3367-0847, somente nos horários de atendimento: terça a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 18h, e sábados das 08h às 12h.

e)      O acesso à Igreja Santa Inês será pelo portão central (frente ao camelódromo) para controle do número de fiéis e serão fechados a partir do início de cada celebração. Não se atrase!

f)       Somente as pessoas com máscaras poderão adentrar na Igreja e deverão fazer a higienização das mãos com álcool gel 70%.

g)      Não poderão participar das missas quem apresentar sintomas de resfriado/gripe;

h)      Todos os que pertencem ao grupo de risco, como idosos, hipertensos, diabéticos, imunodeprimidos e gestantes, devem – na medida do possível – permanecer em casa, como também, crianças com idade inferior a 10 anos.

i)        Serão marcados os assentos da Igreja para os fiéis, respeitando a distância de 1,5 metros;

j)        Para a comunhão eucarística tanto o sacerdote, ministros e os fiéis deverão higienizar as mãos. A fila de comunhão deverá respeitar a marcação de distanciamento de pessoas que haverá no chão do corredor.

k)      Durante esse período de pandemia, não acontecerão as missas com distribuição do pão de Santo Antônio, distribuição das Pílulas do Frei Galvão, novena à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e missa com as crianças aos domingos.

l)        Quanto as demais atividades religiosas como visitas a doentes e idosos, encontros de catequese, grupos/movimentos pastorais, preparação para batismo e casamento, continuam suspensos por tempo indeterminado.

m)    A secretaria da Paróquia permanece aberta nos dias e horários já conhecidos, seguindo as normas estabelecidas pela autoridade sanitária.

n)      Permanecem os horários de atendimento individual da confissão, respeitando a distância física recomendada e demais medidas de segurança.

Contamos com a compreensão e cooperação de todos os fiéis para que esta retomada de celebrações possa ser tranquila e segura à todos. Unamos nossas orações a Deus que é Pai, para que nos liberte o quanto antes dessa pandemia do Covid-19.

Balneário Camboriú, 06 de maio de 2020

Frei Daniel Dellandrea, OFM