Franciscanos oferecem celebração ‘on line’ para famílias enlutadas

Diante da tristeza de milhares de pessoas que nem podem se despedir de seus entes queridos, vítimas do Covid-19, a Província Franciscana da Imaculada Conceição dará início neste domingo, 10 de maio, às 19h, à “Celebração do Abraço e da Esperança”, através TVFranciscanos, seu canal no Youtube. Para criar proximidade com as pessoas enlutadas, em todo o país, as intenções (nomes, fotos e as datas de nascimento e falecimento) poderão ser enviadas previamente pelo número do WhatsApp: (11) 97693-2430.

Para cada celebração será gerado um link (endereço eletrônico) do Youtube e quem solicitou as intenções poderá compartilhar com familiares e amigos para rezarem juntos na intenção de seus entes queridos que faleceram. Além de parentes e amigos, a celebração será aberta a outros internautas que desejarem participar deste momento de fé e esperança.

“Dentre os imensos desafios que estamos vivendo enquanto humanidade, o fato de muitas famílias terem de sepultar seus entes queridos sem a possibilidade de um ritual de despedida tem se apresentado como elemento de dor e tristeza na vida de muitos. Esta triste realidade desperta um desafio pastoral significativo e nos provoca a buscar meios para nos aproximar deste campo do sofrimento humano no qual a Igreja também é chamada a ser samaritana junto às famílias enlutadas”, explica o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, enfatizando que o objetivo é oferecer, pelos meios digitais, uma celebração simples, mas afetuosa, um momento de memória, gratidão e consolação a partir da fé cristã.

Para Frei Gustavo, o direito sagrado de cada um ver e tocar seu ente querido que faleceu é algo presente no profundo da identidade humana e também na tradição cristã. “Essa dimensão simbólica do abraço àquele que partiu nutre a certeza de que ele não partiu a sós. Por isso, queremos levar, ainda que virtualmente, o abraço de conforto e solidariedade para aqueles que ficam, além do grande abraço de Deus, Pai de toda Consolação que nos envolve em Cristo Jesus”, explica.

Durante a semana, a celebração será transmitida a partir de diferentes Fraternidades da Província da Imaculada. Neste domingo, a Fraternidade da Sede Provincial em São Paulo abre esse momento litúrgico. Na segunda-feira (11/5), a Fraternidade do Sagrado conduzirá, de Petrópolis (RJ), esta celebração; na terça (12/5), será a Fraternidade do Convento São Francisco de São Paulo; na quarta (13/5), a Fraternidade Santo Estêvão de Ituporanga (SC); na quinta (14/5), a Fraternidade São Pedro Apóstolo de Pato Branco; na sexta (15/5), a Fraternidade Santa Inês de Balneário Camboriú (SC); e, no sábado, a Fraternidade Nossa Senhora da Penha de Vila Velha (ES).

DIA DA SEMANA FRATERNIDADE HORÁRIO
DOMINGO São Francisco – V. Clementino (São Paulo, SP) 19h00
SEGUNDA Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis, RJ) 19h00
TERÇA Convento São Francisco (São Paulo, SP) 19h00
QUARTA Paróquia Santo Estêvão (Ituporanga, SC) 18h45
QUINTA Paróquia São Pedro Apóstolo (Pato Branco, PR) 20h30
SEXTA Paróquia Santa Inês (Balneário Camboriú, SC) 20h30
SÁBADO Convento da Penha (Vila Velha, ES) 17h00
Fonte: https://franciscanos.org.br/noticias/franciscanos-oferecem-celebracao-on-line-para-familias-enlutadas.html