Movimento de Irmãos

movimento-irmaosMonsenhor Bernardo José Kraisinski, então vigário da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe,em Curitiba – PR, no início de 1970 conseguiu o primeiro passo de um desejo que acalentava há muito tempo: formar uma comunidade verdadeiramente cristã.

Ao expor suas idéias obteve integral apoio por parte de alguns casais amigos seus.

Após várias reuniões realizadas na sacristia da Igreja e orações aos pés da Virgem de Guadalupe, foi marcada a data para o primeiro Encontro do Movimento de Irmãos: 26, 27 e 28 de junho de 1970, na casa de retiros Nossa Senhora.

Após o sucesso do primeiro encontro, os participantes, entusiasmados, sentiram a necessidade de uma abertura maior e, tendo à frente o dinamismo do Monsenhor, estenderam o movimento a outras Paróquias  e outros Estados.

Alguns casais de Itajaí participaram do Encontro em Curitiba. O efeito causado foi tão maravilhoso que saíram para procurar uma casa onde pudessem montá-lo em Santa Catarina.

Nos dias 14, 15 e 16 de março de 1975, realizou-se o primeiro Encontro de Casais, na cidade de Nova Trento, em Santa Catarina.

A expansão chegou a Criciúma e alguns Sacerdotes e Casais participaram de Encontros em São Paulo,  Curitiba e Nova Trento. Neles se repetiram os grandes efeitos causados por esta dádiva de Deus.

Após grande esforço e sempre alimentados pela oração, conseguiram adaptar as instalações do Seminário Rogacionista Pio XII, no Pinheirinho, que sedeou o primeiro Encontro de Casais de Criciúma, nos dias  15, 16 e 17 de julho de 1977.

A semente lançada foi de muito boa qualidade e o Movimento não parou e não para  de crescer.

A meta principal é a Família, a vivência da fraternidade e suas normas são traçadas pelo livro da vida, que em síntese, nos ensina a amar como Cristo nos amou.

Somente em 1988 é que Balneário Camboriú com sua Paróquia Santa Inês, ingressou no M.I. Para a satisfação, conseguimos isto junto à coordenação geral 87/88, cujo casal coordenador geral era Paulo e Umbelina Severino, certamente contando com o apoio do Vigário Frei Anselmo.

O Movimento de Irmãos, hoje abrange as Dioceses de Tubarão, Criciúma, Blumenau e Arquidiocese de Florianópolis. Em âmbito nacional o M.I. existe nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e possuí uma Coordenação e um estatuto nacional.

• Realizamos Retiros Espirituais para casais, realizados em Nova Trento
  • Encontros para Casais na Paróquia, chamados de Domingo Diferente.
  • Grupos de Reflexão e Estudos Bíblicos em Família
  • Grupo de Canto e Liturgia para Missas

Conecte-se com a gente e fique por dentro de nossa programação