Paróquia Santa Inês

A Paróquia Santa Inês, localizada no centro de Balneário Camboriú, é um dos pontos turísticos do município. Sua arquitetura lembra uma tarrafa (rede de pesca) de pescador em queda, e foi elaborada na década de 1960, pelo arquiteto Rubens Meister.

Em 1933, quando ainda era uma praia quase deserta, foi construída uma “casa de recreio” para os alunos dos franciscanos, com uma capela para atender a pequena população local. Havia também uma pequena capela dedicada  a  Santa  Inês, pertencente à Paróquia Divino Espírito Santo de Camboriú. Em 21 de janeiro de 1067 a capela foi elevada a paróquia e entregue aos cuidados dos Freis Franciscanos. De lá para cá muita coisa mudou, e a Paróquia teve que acompanhar o crescimento tanto populacional como de estrutura física da cidade. Surgiram várias comunidades. Houve então a necessidade de dividir a   única  Paróquia em três. Isto aconteceu   aos   poucos. Inicialmente, em 20 de outubro de 2002, foi constituída a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Real. Com a nova Paróquia, além da Matriz Nossa Senhora aparecida, foram anexadas as capelas de Santa Clara, Nossa Senhora da Esperança, Santo Antônio, Santo Amaro, São Judas Tadeu, São Pedro e recentemente Sagrado Coração de Jesus. Depois, em 27 de junho de 2004, foi constituída a Paróquia São Sebastião, no Bairro dos Pioneiros. Com a nova Paróquia, além da Matriz São Sebastião, foram anexadas as capelas São Francisco, Nossa Senhora de Fátima, São Roque e Santa Catarina de Alexandria, esta última passou a pertencer à Paróquia Santa Inês, em vista de maior facilidade para o atendimento pastoral.

Atualmente a Paróquia Santa Inês é formada pela Matriz Santa Inês e a capela Santa Catarina de Alexandria, localizada na Avenida Santa Catarina, capela da Paz, localizada  no  rua 2300  e  26 pastorais e movimentos, equipes de serviço pastoral. Todos os grupos são muito atuantes e presentes.

Desde sua criação, a Igreja Santa Inês foi entregue aos cuidados dos Freis Franciscanos, tendo sido designado como primeiro Pároco, Frei Mário Guidarini, ofm, em 1967. O atual Pároco, Frei Ladí Antoniazzi, ofm, é o oitavo Pároco. .A Paróquia conta ainda com dois Vigários Paroquiais: Frei Conrado Lindmeier, ofm, Frei Sebastião Agostinho Kremer, ofm, com dois Diáconos Romeu Junkes e Alberto Bussolaro e com muitos leigos e leigas para fazer acontecer a vida cristã e a dinamização do Reino de Deus.