Pastoral do Turismo

turismoBalneário Camboriú é uma cidade com cerca de 110 mil habitantes fixos, mas que durante a temporada de verão vê esse número chegar há um milhão de pessoas. São turistas que vêm de todos os cantos do Brasil (e de fora) em busca dos seus encantos naturais, de badalação, descanso, ou apenas para fugir da rotina.

Nossa Paróquia tem a missão de acolher estes milhares de visitantes, que buscam em nossa cidade, muito mais do que praia e sol, buscam alegria, felicidade, vida em plenitude, o que sabemos só pode ser encontrado em Deus. Assim durante todo o ano, mas principalmente na temorada de verão, milhares de turistas visitam a Igreja Santa Inês, para também nas férias, revigorarem as suas forças pela Fé. A Comunidade tem assim a importante missão de acolher bem aos visitantes. Durante o verão, panfletos são distribuídos com orações e a programação da Paróquia. Aos domingos, celebra-se sempre uma missa em Espanhol, devido ao grande número de turistas vindos dos países vizinhos.

Localizada no litoral norte de Santa Catarina, a 80 km da capital Florianópolis, Balneário Camboriú é um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil, em especial por catarinenses, gaúchos e paranaenses. Na temporada e nos meses de março e abril também é expressiva a presença de paraguaios, chilenos e argentinos.

A cidade é bem pequena (50 Km2) e seu centro se estende ao longo de 6 Km da praia central. É neste eixo que se concentram os hotéis, os edifícios mais luxuosos, e o comércio que registram filiais da maior parte das grandes redes de varejo do país.

A Interpraias, uma rodovia de 14 Km que liga Itapema à Balneário Camboriú, é um dos lugares mais bonitos do litoral catarinense. São seis praias paradisíacas, com mar azul cristalino que contrasta com o verde das montanhas. Lá se encontra a Praia de Laranjeiras, que possui uma estação do Parque Unipraias.

O Parque é uma das maiores atrações turísticas de Balneário Camboriú, ligando a Barra Sul à Estação Mata Atlântica, e à Praia de Laranjeiras. O transporte é feito através de modernos bondinhos, que possibilitam uma bela vista do balneário, que tornam o passeio inesquecível.

Além do sol do dia, à noite temos o sol do Cristo, que embeleza ainda mais Balneário Camboiriú. Localizado no alto do Morro da Cruz, o monumento tem 33 metros de altura, iluminando a cidade com um canhão de luz de 6.600 watts.

O complexo Cristo Luz tem infra-estrutura para atender grande número de visitantes, com lanchonete, praça de eventos, loja de souvenirs, exposição da história do monumento, a gruta de Nossa Senhora Aparecida, restaurante panorâmico, além de um mirante que proporciona uma bela vista da cidade.

Aqui se encontra ainda uma das Igrejas mais antigas do estado catarinense, construída com óleo de baleia e argamassa pelos escravos em 1849, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, ou Igreja da Barra, foi tombada pelo Patrimônio Histórico. Também é importante destacar o modo de vida dos habitantes locais, com fortes traços da cultura açoriana, vivendo principalmente da pesca artesanal.

Balneário Camboriú, conhecida como a Maravilha do Atlântico Sul, ainda tem uma diversificada gastronomia, vida noturna e passeios variados, por céu de helicóptero ou por mar de escuna.