Vida Pastoral

vida-pastoralSão variados movimentos, pastorais, ministérios e grupos que movem a Paróquia Santa Inês de Balneário Camboriú. Os frutos da evangelização surgem destes diferentes carismas que brotam no coração dos paroquianos, que com disposição e amor dedicam-se a todo tipo de serviço pastoral.

Par que as celebrações aconteçam, é preciso um exército de pessoas. A Liturgia é cuidadosamente pensada pelas Equipes de Canto e Liturgia, de Elaboração dos folhetos de canto, Ministros da Comunhão Eucarística e os Coroinhas, que se reúnem aos sábados, às 10h. Tem ainda o apoio da Equipe de Acolhida e é claro da Equipe de Limpeza da Igreja, que entra em ação sempre as sextas-feiras, às 7h.

A caridade é outro compromisso da Paróquia, são diversas pastorais que ajudam no trabalho social. Nas quartas-feiras encontram-se a Promoção Humana das 8h às 16h, a Pastoral da Sobriedade a partir das 20h e a Melhor Idade, às 14h. Já Associação Pia União Santo Antônio reúne-se às terças-feiras.

A preparação para os sacramentos é outra preocupação, que atinge crianças, jovens, adultos e casais. Curso de Batismo, Noivos, catequese infantil, juvenil e de adultos, possuem equipes específicas, que pensam e promovem o trabalho de Iniciação Cristã.

E por falar em juventude, o Grupo de Jovens Emanuel com seus 18 anos de atuação, tem reuniões semanais, aos sábados, às 20h, e segue a espiritualidade da Renovação Carismática Católica (RCC). Esta última tem também um Grupo de Oração adulto, com encontros as quintas-feiras, às 20h.

Outra preocupação paroquial é a família, a Igreja Doméstica precisa de uma atenção especial e por isso, existe uma variedade de ações voltadas para ela. A Pastoral Familiar se reúne na primeira sexta-feira do mês, às 20h30. A Paróquia ainda tem os Movimentos de Cursilho de Cristandade (MCC) e o Movimento de Irmãos, com reuniões em duas sextas-feiras do mês, às 20h.

A espiritualidade mariana também está presente na Paróquia Santa Inês através da Legião de Maria, que se encontra as terças às 15h e nas quartas-feiras às 19h. Já a devoção ao Coração de Jesus é promovida pelo Apostolado da Oração, com seu encontro tradicional na primeira sexta-feira do mês, às 15h.  E para aproximar os leigos do carisma criado por São Francisco de Assis existe a Ordem Franciscana Secular – OFS.